quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dentro da Casa (Dans la maison) - François Ozon


Um dos diretores franceses mais ativos e criativos da atualidade, François Ozon, é autor de diversos curtas e longas. Um de seus primeiros destaques foi com o estranho e estimulante Gotas D´água sob Pedras Escaldantes, baseado em uma peça do alemão Rainer W. Fassbinder.

De lá pra cá Ozon tem variado sua produção entre filmes mais densos de tramas psicológicas, como Sob a Areia, Swimming Pool e O Tempo que Resta.

E filmes em que combina as questões psicológicas com experimentos de linguagens, seja trafegando por diversos gêneros, como o musical 8 Mulheres, ou também em narrativas não lineares, como em O Amor em 5 Tempos.

Em seu novo filme, Dentro da Casa, Ozon traz novas brincadeiras de linguagem, se inspirando no livro do escritor argentino Juan Mayorga e tematizando a metalinguagem da elaboração de uma história.

No filme, um professor de literatura começa a comentar textos de um aluno sabendo que esse aluno se inspira na realidade.

Portanto, comentários sobre construção de personagem se tornam, na verdade, comentários sobre as pessoas envolvidas, e sugestões da trama podem acabar tendo resultados mais graves do que a mera ficção.

Para deixar a narrativa mais instigante, Ozon constrói as cenas sem deixar claro se está tratando da realidade do filme ou a ficção do garoto, se é a narração do que o garoto vê ou versões que ele cria...

Ficamos inebriados em um labirinto de possibilidades bem interessantes.

O porém é a trama se alongar um pouco e o "jogo" perder um pouco sua força ao longo do enredo. Terminando de maneira um pouco abrupta e chegando a sugerir clichês (de índice de livro psicanalítico)

Mas com boa criação estética e um elenco tão bom, tendo à frente Fabrice Lucchini, também destaque de seu outro filme  Potiche - Esposa Troféu - já comentado aqui.


E a excelente Kristin Scott Thomas, de obras como A Chave de Sarah e o maravilhoso Há Tanto Tempo que te Amo, já comentados aqui.

Dentro da Casa planta possibilidades bem interessantes e mostra novamente o potencial de Ozon...
Esperemos o próximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário