terça-feira, 11 de abril de 2017

Onde será a próxima invasão (Where to Invade Next) - Michael Moore


Figura carismática, polêmica, transgressora, manipuladora e talentosa, Michael Moore é um cidadão crítico e irreverente. Com um olhar ácido sobre as injustiças ao seu redor, aproveita sua língua ferina para criar discursos e narrativas de esclarecimento e denúncia em linguagem audiovisual (seja no cinema, na TV ou nas livrarias).

Abordando desde grandes temas como a violência norte-americana - Tiros em Columbine, o envolvimento dos EUA em guerras - Fahrenheit 9/11, até questões pontuais como o sistema de saúde americano - Sicko.


Em Onde será a próxima invasão, Moore faz um pout-pourri de questões que o incomoda nos EUA - também entendido como um dos principais representantes do sistema capitalista.

Basicamente as questões se relacionam com a falta de assistência social às pessoas: trabalho exploratório, falta de descanso, direito à alimentação, educação, moradia e mesmo à redenção diante de erros, fraquejos e crimes.

Num giro pela Europa, Moore entrevista pessoas sobre esses tópicos e faz comparativos com os EUA, mostrando as vantagens de iniciativas de bem estar social da Itália, Portugal, França, Alemanha, Finlândia, Islândia...

Como sempre, Moore não nega sua abordagem tendenciosa e manipuladora (ele não relativiza nem faz nenhum questionamento aos exemplos que apresenta, por exemplo), o que pode incomodar a muitos. 

Mas por outro lado é muito mais honesto que grande parte dos documentários que posam de "imparciais" mas que sempre vão conter uma opinião e um ponto de vista.

Adicionar legenda
Moore pode ser cansativo em seus apelos, mas é efetivo: nos provoca, incomoda e suscita diversas reflexões, valem a pena as cutucadas (esta disponível pelo Netflix)

Nenhum comentário:

Postar um comentário