quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) - Tom Hooper



O diretor inglês Tom Hooper tem grande talento para selecionar histórias reais e romanceá-las, por exemplo como fez em O Discurso do Rei, já comentado aqui


E agora, em seu trabalho mais recente, A Garota Dinamarquesa, Hooper se baseia na história do casal de pintores Einar e Gerda Wegener.



O casal vive o efervecer das artes na Europa na virada do século XIX para o XX.

Eles conciliam uma vida doméstica tranquila com badalados eventos artísticos de exposições, mostras, festas, onde muitos paradigmas e costumes eram questionados e colocados em xeque.

Nesse contexto Einar começa a viver sua transexualidade. Ao se vestir como modelo feminino para sua mulher, percebe uma identificação de gênero e não consegue mais voltar atrás em sua vida.

O filme tem um roteiro de cenas profundas e bastante delicadas, se focando principalmente na relação do casal e numa história de amor que transcendeu gêneros, formas e convenções.

O conflito de Einar é muito bem tratado: acompanhamos sua angustia em relação aos desejos e dúvidas em relação ao casamento.

Também a relações homossexuais, ao seu trabalho como pintor, como modelo e, principalmente, sua mudança de identidade.


A trama e o conflito são primorosos. O problema está no tratamento dado à história.


Hooper consegue fazer de uma cena com potencial antológico, em que Einar entra em uma sala de peep show, não para desfrutar do strip tease e muito menos se masturbar, mas para se inspirar no gestual da striper. 

Eddie Redmayne executa a cena com maestria (aliás, sua parceira de cena Alicia Vikander e todo elenco estão muito bem).

Porém a mão do diretor é tão presente, sobrepondo uma trilha tão exaustiva e melodramática que a leitura da cena se empobrece.

Esse exagero é reincidente ao longo do filme, ficando mais frequente ao final, quando a narrativa deixa de apresentar novos sentimentos e conflitos psicológicos, e passa a apenas contar os fatos, passo a passo, de maneira mais protocolar para a biografia e com direcionamento melodramático da trilha sonora, mise-en-scène, montagem etc:

Einar decide mudar de sexo e para isso se submete a consultas e cirurgias (tendo sido a primeira mulher transexual conhecida), até ter sua troca de identidade, se tornando Lili Elbe.

Documentação importante e história bonita, faltando apenas alguma lapidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário