sábado, 25 de outubro de 2014

O Segredo das Águas (Futatsume no mado) - Naomi Kawase


Diferente o Japão que a diretora Naomi Kawase nos apresenta. Faz lembrar mais filmes de outras culturas orientais como a do filipino Apichatpong e seu Tio Boonme - já comentado aqui

Tanto pelo cenário praiano, visto com menos frequência em filmes japoneses, como pelas personagens espontâneas e sensoriais.

Naomi traz em O Segredo das Águas mais do que segredos, mas mistérios. Num filme cheio de símbolos vemos rituais de amadurecimento e morte e nos encantamos com a beleza e poesia dos sons e imagens.

O tratamento intimista que faz de suas personagens é bastante envolvente, em especial da garota vivida por Jun Yoshinaga, que encanta por seu rosto carismático, sua linda voz e suas ações. 


É ela a personagem central da história, tanto por se relacionar com sua mãe que adoece quanto por seu despertar de mulher e de paixão.


Filme interessante pelos elementos diferentes que trabalha, entretanto que peca por certo excesso.

Exagera em certa poesia que acaba resvalando em pieguice e moralismo. Talvez deixando as mensagens mais secretas poderíamos mergulhar mais em suas águas: explicar menos para nos envolver mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário