sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Leviatã (Leviathan) - Andrey Zvyagintsev


O diretor russo Andrey Zvyagintsev já havia mostrado seu talento na construção de personagens densos e instigantes em filmes como O Retorno e Elena, já comentados aqui.

Agora Zvyagintsev nos apresenta sua versão para o mito de Leviatã, monstro com várias passagens por diferentes culturas e simbologias, por exemplo a do demônio da inveja.

Em uma pequena cidade de uma bela Rússia entre montanhas e lagos, vive o mecânico Nikolai e sua família. A vida humilde e tranquila em que vivem já começa ameaçada por um despejo.


O amigo de infância Dmitri, advogado atuante em Moscou, vem então para tentar socorrê-lo.


A situação parece tranquila, mas aos poucos os fatos vão ganhando proporções maiores e mais delicadas.

Quem tenta despejar Nikolai é um governante local, poderoso e influente graças à sua cobiça e falta de escrúpulos.

Fazendo lembrar o universo de O Idiota - recém comentado aqui - e reforçando a ideia de crise pela qual passa a Rússia em sua frustração pós revolução e tentativas de um regime socialista e que a levaram a um mundo de desigualdades, corrupção, desamparo e violências de toda sorte.

Nikolai passa a contar apenas com a ajuda de Dmitri, mas o desejo entre ele e a mulher de Nikolai também ruem essa relação.

Toda a vida de Nikolai parece ir sendo pouco a pouco devorada (por Leviatã?), o deixando só e miserável e parecendo não haver como escapar de um fim trágico.

A história muito bem construída entre idas e vindas, revelações pouco a pouco feitas e tramas de interesses diversos (desde o desejo de inércia pacata na casa em que sempre viveu a família de Nikolai e onde ele pretende passar o resto de sua vida, passando pelo desejo do amigo por sua esposa, os desejos conflituosos de seu filho adolescente, até o desejo de domínio desenfreado do governante que tira a casa de Nikolai) mostram uma narrativa primorosa - e merecedora do prêmio de roteiro em Cannes.

A decupagem e a construção dos espaços (os construídos - e destruídos - ou os naturais), imagens, sons e ritmo precisamente trabalhados são também qualidades do filme.

Mas um dos destaques é sem dúvida o trabalho de atores. Seja pelo protagonista vivido por Aleksey Serebryakov, de Cargo 200, por exemplo, também comentado aqui;

O adolescente que interpreta o filho, Vladimir Vdovichenkov que interpreta o amigo ou Elena Lyadova que interpreta sua mulher: uma das personagens mais misteriosas e densas do filme.

A maior qualidade de Leviatã não é da história construída pelo que é dito e mostrado, mas pelo que fica para ser revelado. As lacunas, os silêncios, as angústias etéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário