terça-feira, 19 de novembro de 2013

Norte, o fim da história (Norte, hangganan ng kasaysayan) - Lav Diaz


Aos poucos a cinematografia de outros orientes vai se aproximando, por exemplo de trópicos tão distantes mas com algumas semelhanças notáveis como do tailandês Apichatpong (com filmes já comentados aqui), o indonésio estreante Edwin que trouxe o diferente Postcard from the zoo na Mostra de São Paulo de 2012 (também comentado aqui) ou os filipinos Brillante Mendoza (com filmes já mais conhecidos e comentados neste blog).


Lav Diaz, que esse ano recebeu uma retrospectiva na Mostra e pode apresentar alguns de seus filmes.


Entre eles: Norte, o fim da história, livremente inspirado em Crime e Castigo do mestre Dostoievski.


Diaz traz vários elementos bem interessantes para uma adaptação, desde uma atualização no tom da conversa filosófico-jurídica entre estudantes presente no livro, e o apego em personagens secundários.

Raskolnikov aqui não é o único protagonista e não vemos suas perturbações como nos apresenta Dostoievski, a inspiração para esse personagem no filme veio mais do ditador Ferdinand Marcos.

A riqueza da história recontada por Diaz está em outros personagens, apresentados com simplicidade e singeleza, que narra com doçura o cotidiano árduo de vidas tão precárias.

Essa precariedade é explorada em diversos aspectos, desde falta de moral e ética, falta de justiça até falta de recursos propriamente.

Assim, em uma longa narrativa (o filme tem cerca de 4 horas), Diaz traz diversas histórias e contextos, em uma costura semelhante a novelas (com diversidade e entrelaçamentos).

Mas com a busca da profundidade de Dostoievski (personagens densos, tempos para reflexão, paisagens contemplativas...).


Vale a pena conhecer esse outro desfecho da história. E quem sabe se aventurar em outras tramas (mas tendo em conta que os filmes de Diaz em geral tem muitas horas de duração!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário