sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Lira Paulistana - Riba de Castro


Com uma cultura musical tão rica, o Brasil acaba tendo um gênero cinematográfico bastante específico de documentários musicais...

Muitos filmes tem sido feitos, tanto de artistas renomados como os Tropicalistas ou Raul - filmes já comentados por aqui. Também de artistas menos presentes nos grandes cenários como Tom Zé
ou Arnaldo Batispta (este também comentado).

Em Lira Paulistana, Riba de Castro também relembra um universo alternativo, mas intensamente rico da dita música de vanguarda paulista.

O documentário de Riba conta a história de maneira detalhada e ritmada, com muitos depoimentos que vão estabelecendo jograis divertidos. Falas consonantes ou dissonantes que vão pouco a pouco nos trazendo novas notas e compondo essa Lira.

Sempre um prazer ver e ouvir artistas tão bons, como o saudoso Itamar Assumpção, que também já ganhou um documentário musical próprio com Daquele intante em diante - outro que também se encontra por aqui.

Riba foi um dos fundadores da casa de show Lira Paulistana, muito ativa nos anos 80 em São Paulo e por isso a história é contada com tanta propriedade (e com preciosos materiais de acervo).

Não são só informações sobre os shows e eventos que aconteciam naquele espaço, mas também o clima da época, o pique das pessoas e seus sonhos.

O saudosismo acaba ficando presente, tanto que o filme acaba não tocando no fim da Lira Paulistana. O desejo de que não acabasse parece presente nessa lacuna. Por um lado falar do fim talvez fosse dar um tom estranho para o filme, mas por outro poderia trazer reflexões interessantes também.

É sempre rico parar para pensar no ontem (em termos históricos poucas décadas são um piscar de olho) e ao mesmo tempo ver o quanto se mudou e o como conseguimos estabelecer certa distância crítica e de análise.

De qualquer maneira as reflexões sobre a época e sobre seu fim ficam com os espectadores. E também a vontade de voltar no tempo, nem que seja através de músicas na vitrola (ou no youtube ou aparelho de CDs):  http://www.youtube.com/watch?v=enUS3tcwPr4

Nenhum comentário:

Postar um comentário