terça-feira, 16 de outubro de 2012

Rota Irlandesa (Route Irish) - Ken Loach


Poucos são os cineastas que trazem sempre à baila temas tão profundos e contundentes organizados em dramas tão tocantes como Ken Loach.


Em diálogo com seu tempo, seja em dramas da classe média baixa, em crises com desemprego, alcoolismo e a dificuldade de se viver um amor em Meu Nome é Joe.

Ou a luta de classes de trabalhadoras imigrantes em Pão e Rosas.
Outro olhar sobre os imigrantes vem em Apenas um Beijo, quando fala do complexo amor entre uma escocesa católica professora de música e um DJ filho de paquistaneses. Absolutamente lindo e tocante.


E em geral são filmes simples, como se pode ver no exemplo de seu curta que compõe a série 11 de Setembroconfira aqui.


Há ainda alguns filmes mais elaborados como Vento e Liberdade, vencedor da palma de ouro em Cannes, que se baseia nos conflitos entre irlandeses e ingleses no início do século XX.

Ken Loach também sabe ser mais leve em filmes que tratam de uma outra paixão sua: o futebol. Pano de fundo em À Procura de Eric ou Tickets.

Mas Loach sabe ainda ser mais pesado. É o que acontece em Rota Irlandesa, novamente com temas verídicos e políticos sobre a participação britânica na Guerra do Iraque: interesses escusos, ganância, violência...

Tudo tratado com bastante crueza, apresentando situações de vida e morte e travando embates morais sobre o comportamento das pessoas diante da guerra.
Não há respiro nem escapatória em Rota Irlandesa, a dor é mostrada com distância e aridez.

E não há sequer um contraponto, até o amor presente tem ressentimento, raiva e frustração.

Estão todos "no lugar errado e na hora errada".

Em tempos de banalização da violência e de dramas morais, parece ser uma boa hora para ver esse filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário