domingo, 28 de outubro de 2012

O Amante da Rainha (en kongelig affære) - Nikolaj Arcel


Roteirista experiente, Nikolaj Arcel há dez anos se arrisca na direção e acertou à frente de seu último longa aproveitando para contar uma passagem importante de seu país, Dinamarca, em O Amante da Rainha.

Conhecemos os filmes dinamarqueses mais por sua ousadia e experimentalismo, vistos através das figuras "dogmáticas" de Lars Von Trier, Vinterberg, Susanne Bier, entre outros... 

Aqui a ousadia está no personagem retratado... A figura que levou o iluminismo à Dinamarca, o médico alemão Johann Friedrich Struensee.

Em termos cinematográficos, Arcel vai na contramão, faz um filme de época clássico e primoroso: 

Explora bem elementos românticos, políticos, sociais... Apresenta o mocinho, a mocinha, o mentor, o vilão e todas as figuras necessárias para um bom drama.

O rei com problemas psicológicos que precisa de orientação médica para exercer seu papel de rei e encontrar um interlocutor/tutor com potencial para instaurar mudanças radicais no país. 


Além de mudanças radicais no núcleo familiar... (Afinal, o título do filme não deixa suspenses).


As figuras são interpretadas por rostos conhecidos como Mads Mikkelsen (Corações Livres, Depois do Casamento, A Caça - já comentado aqui...); 

Trine Dyrholm (Festa de Família, Em um Mundo Melhor - já comentado aqui...), enriquecendo todo o elenco que está muito bem.


Dos experientes aos jovens Mikkel Boe Folsgaard e Alicia Vikander.

Bom também o trabalho técnico de direção de arte, fotografia, som...


Mas chama mais atenção sobre o filme seu valor histórico, para conhecermos mais de um passado recente que libertou um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo de certo obscurantismo.



Ponto a Arcel pelo filme e pela iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário