domingo, 23 de setembro de 2012

Cargo 200 (Gruz 200) - Aleksey Balabanov


O russo Aleksey Balabanov é um dos homenageados do Festival Indie 2012, cineasta bastante atuante, é autor de diversos títulos desde o fim dos anos 80, como Cargo 200, de 2007, um dos destaques do festival.

Cargo 200 é um termo militar que se refere ao carregamento de corpos dos soldados mortos durante a guerra do Afeganistão enviados à ex-URSS. 

O filme parte desse e outros fatos verídicos para contar a história de um professor de ateísmo científico e de jovens conhecidos de sua sobrinha que passam por uma mesma fazenda a partir de onde se desencadeará uma tragédia.

O professor é acolhido (mesmo que sem muita receptividade) e ajudado pelo dono e funcionários de sua fazenda para consertar seu carro que quebrou no meio da estrada.

Ali prova da vodka feita no local e se envolve em discussões delicadas sobre a existência ou não de Deus.

Um pouco mais tarde, vão parar na mesma fazenda o namorado e a amiga de sua sobrinha, que estão em uma noite de flerte e bebedeira e que precisa de reabastecimento na fazenda.

Porém a garota se torna alvo de desejo, de brigas fatais e de sequestro e passa por verdadeiros horrores.

O filme é curioso por ser fiel ao tempo que retrata, os anos 80, parecendo ter sido feito na época, dadas suas cores, músicas, direção de arte.


E também curioso por usar uma história tão forte e trágica para fazer uma metáfora da situação da Rússia pós soviética.

A crise se vê, a falta de convicções, conflito de ideologias, falta de rumo, mas se dão de maneira mais alegórica e que não cativam tanto...


Talvez falte conhecer mais do contexto, da história, e mesmo da cinematografia de Balabanov para se envolver mais com o filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário