sexta-feira, 13 de abril de 2012

Noites de Cabíria (Le notti di Cabiria) - Fellini


Filme das primeiras décadas de produção de Fellini, surgiu de uma personagem criada para o filme Abismo de um Sonho (1952), ali Giulietta Masina dá vida à Cabíria em uma passagem mais breve e ensaia o que viria a ser  As Noites de Cabíria (1957). 


Fellini trabalhou no roteiro ao lado de mais quatro parceiros, entre eles Paolo Pasolini, que iniciava sua carreira cinematográfica.

Outras parcerias importantes que se firmavam na época era com sua companheira (nas telas e fora) Giulietta.

E o parceiro a quem foi mais fiel em sua cinematografia, o músico Nino Rota.



Fellini ainda rascunhava aqui o que seriam suas marcas (de filmes mais alegóricos, lúdicos, experimentais). Cabíria tem uma narrativa um pouco mais "clássica" e convencional do que a média de Fellini, mas é uma verdadeira obra-prima!


Traz delicadeza, sensibilidade, humor e expressiva dramaticidade ao contar a trajetória da romântica e ingênua prostituta Cabíria.


Cabíria é uma mulher que tenta ser forte e independente, batalhadora, procura não se deixar abater por desrespeitos e trapaças que atravessam sua vida. 


Mas seu incansável e ingênuo coração está sempre aberto a novos sonhos e esperanças e possíveis traições.

Sua pureza é bela e triste e faz com que o filme seja extremamente comovente! 


E merecedor dos principais prêmios cinematográficos, desde três (salvas de) palmas em Cannes, incluindo atriz e filme, passando pelo BAFTA e  dezenas de prêmios nos principais festivais da Europa, até o tão cobiçado Oscar (de filme estrangeiro em 58).



Inspirador! Vale a pena ver e rever sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário