domingo, 18 de março de 2012

Ensaio de Orquestra (Prova d'orchestra) - Fellini


Fellini parece dividir sua filmografia entre filmes mais narrativos, onde busca sentimentos profundos atrás de suas personagens carismáticas e sonhadoras - desde clássicos dos anos 50 e 60 como Noites de Cabíria e A Doce Vida, até seus últimos títulos como Ginger e Fred.


E entre filmes mais alegóricos, propondo situações complexas, reveladoras, denunciadoras, divertidas, em filmes mais "caóticos" como 81/2, Amarcord, Cidade das Mulheres e La Nave Va, ou o clássico de 78, Ensaio de Orquestra.



O filme, concebido para ser um especial televisivo é simples em sua construção:

Cerca de 70 minutos de filme fazendo as vezes de 70 minutos de história; um galpão de estúdio fazendo as vezes de um galpão de ensaio; poucos elementos de arte e figurino, decupagem simples, nenhum excesso ou rebuscamento.


A importância está na dramaturgia, nas discussões passadas durante um ensaio de uma orquestra revelando, por exemplo, as motivações de cada músico (amor à música, acomodação, sonho de sucesso etc)... 


Ou os conflitos entre o trabalho de inspiração e amor e o trabalho de ensaio, cotidiano, prática...

Por trás ainda há sugestões mais indiretas como a opressão causada por comandantes, o espírito ditatorial de "regentes" na vida, rebeliões e falta de direcionamento de executores, organização trabalhista...


Sempre sendo possíveis paralelos entre o filme e a própria vida de Fellini, orquestrada em interessantes registros audiovisuais.


De quebra ainda temos como cereja do bolo a belíssima trilha composta por Nino Rota...



E viva Fellini!


Nenhum comentário:

Postar um comentário