sábado, 29 de outubro de 2011

Habemus Papam - Nanni Moretti


Coqueluche da 35a Mostra de São Paulo, tanto por ser unanimidade entre os críticos quanto pela dificuldade da chegada da cópia, Habemus Papam sem dúvida alguma é um bom filme.

Já de partida com sua premissa original e ótima direção (atores, decupagem, fotografia, som...), Nanni Moretti me instiga: como seria uma crise de um padre que é eleito papa?

Vemos esse novo papa petrificado diante de sua posse, começando uma psicanálise e com companheiros tentando auxilia-lo. 



Os tabus envolvendo a vida casta e a abordagem terapêutica, a cobertura papa-razzi de celebridade, o mundo paralelo que se dá entre as quatro paredes do Vaticano, tudo parece anunciar uma comédia criativa, inteligente, interessante. 

Mas Moretti não aprofunda a psicologia e acaba trabalhando mais com a superfície, as aparências, paralelos rasos.


(como partidas de volei entre os cardeais comandadas pelo técnico-terapeuta vivido pelo diretor-ator)...

Uma pena que o filme não mantenha a genialidade do seu primeiro terço e termine sendo apenas bom.

Principalmente porque Moretti fez o que para mim é um dos grandes filmes da década passada, O Quarto do Filho.


Aqui ele fala do delicado tema da morte, a partir do ponto de vista do pai (e também psicanalista  e também vivido por Moretti). 

Além da densidade e sensibilidade com que trabalha o tema, Moretti apresenta a história em uma estrutura inusual e profundamente envolvente: 

Só há um turning point, uma reviravolta - a própria morte - todo o resto é a assimilação do conflito, o emaranhado das relações, o crescente tortuoso do luto e o sinal do adiante...

De qualquer maneira, em uma experiência ou em outra, Moretti vai se estabelecendo como um dos principais nomes do cinema italiano contemporâneo:

Com temáticas diversificadas, tons que variam do dramático ao cômico passando por momentos trágicos e farsescos, direção madura e roteiros e propostas de linguagem originais!
Que venha o próximo e amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário