sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Milcho Manchevski


Um dos filmes que mais me marcou no início dos anos 90 foi Antes da Chuva do macedônico Milcho Manchevski.




Ele foi uma das primeiras pessoas a me mostrar a força do ponto de vista em uma narrativa audiovisual:


Em Antes da Chuva vemos a história de uma menina se refugiando em um monastério em uma cidadezinha no interior da Macedônia. 




Em seguida vamos para um ambiente urbano onde vemos um casal de jornalistas. 


E por fim a história desse jornalista em sua aldeia natal, a mesma onde está o monastério.




As histórias assim vão se conectando e nos transmitindo diversas informações em camadas. Nossas impressões do primeiro contato vão se transformando, se aprofundando, nossos julgamentos à primeira vista vão tendo que ser revistos e tudo adquire uma complexidade extremamente interessante.

Esse universo e construção me fascinam, até fizeram parte do meu trabalho de conclusão de curso no curso de audiovisual na ECA-USP.

Ou seja, sobravam motivos para ver o último filme de Manchevski, Mothers. Até porque na sinopse se fala novamente sobre pontos de vista e hibridismos...

Porém, uma verdadeira falácia.

O filme começa com um curta: duas meninas fazendo falsas acusações de abusos e incriminando um inocente. A pequena história é bem contada, bem dirigida e deixa uma semente bem interessante no ar. 



Passamos daí a jovens fazendo registros cinematográficos em aldeias quase abandonadas no interior da Macedônia.



Abordagem intimista, afetuosa, simpática. Apesar dos jovens deixarem a desejar na atuação e de não entendermos bem o foco e a abordagem, o contexto geral cativam.


Entra então a terceira história, e aí o filme se perde COMPLETAMENTE.
Um documentário sobre uma condenação que se investiga ser falsa ou verdadeira.


Nessa investigação um excesso de depoimentos gerando uma grande colagem que impedem que se crie empatia com qualquer depoente, ou mesmo com o caso. Ainda mais com trilhas excessivas em quantidade e qualidade. Uma abordagem extremamente pobre, digna de jornalismo sensacionalista. 



Me pergunto se Manchevski teve a oportunidade de ver o genial Na Captura dos Friedmans de Andrew Jarecki, um exemplo de investigação sobre investigação, com depoimentos contraditórios e complexa apresentação de um caso...




Mothers então segue e aguardamos o fim da sequência policialesca e uma amarração do filme, mas não há, apenas uma frase que vem como uma bula-moral-da-história fraca e amadora, é didática, não dá margens a reflexões e faz parecer que o filme é ainda mais gratuito e mal amarrado...

Decepção...

Só espero que o erro tenha sido a exceção na carreira do diretor e não o brilhante acerto de Antes da Chuva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário